Grupo Espírita José de Anchieta
Home Instituição Atividades Eventos Downloads Artigos Vídeos Notícias Fale Conosco

Artigos


LEI DE FRATERNIDADE UNIVERSAL
por O Evangelho dos Humildes – Eliseu Rigonatti

 

A lei da fraternidade universal baseia-se na Harmonia, no Amor, na Verdade e na Justiça.

Entre irmãos que somos, deve reinar a mais bela har­monia. Devemos evitar discórdias, querelas, brigas e descon­tentamento; e quando surgirem dúvidas, todos devem esforçar-se para resolvê-las harmoniosamente.

Amor é a estima recíproca que deve reinar entre todos. Amparando-nos, ajudando-nos, tolerando-nos uns aos outros, implantaremos na terra o Amor.

A Verdade é a sinceridade com que devemos tratar-nos uns aos outros, evitando a hipocrisia e a maledicência.

A Justiça é o respeito rigoroso que devemos à propriedade alheia, por mais insignificante que o objeto seja. Jamais con­trariemos a lei da fraternidade, apropriando-nos, por meios ilícitos, do que pertence aos outros. E saibamos sempre, em quaisquer circunstâncias, dar o seu a seu dono, quer no terreno material quer no terreno moral.

É certo que a humanidade atual ainda não está preparada para a aplicação integral da lei de fraternidade. Mas o Espi­ritismo está trabalhando ativamente para fazer florescer em todos os corações a lei da fraternidade, preparando, desse modo, a humanidade para os dias de compreensão e de amor. E quando a humanidade estiver preparada, novos ensinamentos virão guiar os homens à prática da mais elevada fraternidade.

Home Instituição Atividades Eventos Downloads Artigos Vídeos Notícias Fale Conosco

Grupo Espírita José de Anchieta, Rua São Paulo, 399, Campo Grande/MS, CEP: 79010-050, B. São Francisco