Grupo Espírita José de Anchieta
Home Instituição Atividades Eventos Downloads Artigos Vídeos Notícias Fale Conosco

Artigos


Conduta Espírita
por Geraldo Campetti Sobrinho

 

“Da conduta dos indivíduos depende o destino das organizações.”

É com essa preciosidade de frase para nossa reflexão que André Luiz enriquece a apresentação “Mensagem ao leitor” da obra Conduta Espírita.

Psicografado por Waldo Vieira,com sua primeira edição em 1960, o livro chega à 32ª edição em nova roupagem. Projeto gráfico reformulado, com capa de refinada estética, a FEB Editora valoriza o importante conteúdo inserido em Conduta Espírita, com uma forma de apresentação que desperta o interesse à sua leitura.

É como se tivéssemos diante de nós uma nova publicação.Para a maioria dos leitores, trata-se de um novo título. Para nós, que já lemos o livro, é como se o lêssemos pela primeira vez. Prestamos mais atenção, despertamo-nos para pontos até então despercebidos e nos tocamos pela mensagem educativa que seu conteúdo revela.

Trata-se de um livro que deve assumir a nossa cabeceira, pois o contato diário com as suas lições, pela leitura e reflexão decorrente, despertará o desejo de melhoria constante, convidando-nos a reformular atitudes e aprimorarações no cotidiano das relações interpessoais.

A proposta do autor espiritual é simples, porém valiosa para o processo de renovação íntima de todos os que buscamos a melhoria contínua de comportamentos:

Reunimos algumas páginas com indicações cristãs para que venhamos a burilar as nossas atitudes no campo espírita em que o Senhor, por acréscimo de misericórdia, nos situou os corações.

Cada recomendação é roteiro para a conduta adequada diante das pessoas e circunstâncias que a vida nos oferece. Por isso, as ponderações insertas na obra colocam-nos diante de nós mesmos, do próximo, de Jesus e, por consequência,de Deus.

Quando conseguirmos estabelecer tais relações na base do equilíbrio, sentir-nos-emos mais integrados com os propósitos de vida que o Criador nos reservou: a de que a lei de justiça, amor e caridade não seja apenas um compêndio teórico para enfeite das mais belas bibliotecas do mundo, mas que possa configurar-se no código de conduta moral de todos que nos conscientizamos sobre a importância de nossa participação como cooperadores de Deus na definitiva implantação de seu reino na Terra, a iniciar-se pelo coração de cada um de nós. 


Referência:

VIEIRA, Waldo. Conduta espírita. Pelo Espírito André Luiz. 32. ed. 1. reimp. Rio de Janeiro: FEB Editora, 2012.

Fonte: http://www.sistemas.febnet.org.br/reformadoronline/pagina/?id=322

Home Instituição Atividades Eventos Downloads Artigos Vídeos Notícias Fale Conosco

Grupo Espírita José de Anchieta, Rua São Paulo, 399, Campo Grande/MS, CEP: 79010-050, B. São Francisco